1.Prepare teus golpes com bastante antecedência. Isso lhe dará tranquilidade necessária para decidir a direção, efeito, altura, profundidade, etc.; ou seja, escolher o tipo de golpe fazer. Além disso, você estará em melhor posição para resolver problemas de última hora, como um quique ruim da bola. É muito difícil se encontrar com a bola, e isso você precisa fazer de tudo para quando chegar próximo já esteja com o seu golpe (backswing) preparado. Antecipar-se na preparação das golpes de base é um dos segredos mais importantes para não se sentir invadido pela bola. Assim que sua mente lhe disser para que lado a bola está vindo, o giro imediato de seus ombros e o aro da raquete farão com que você sinta que sempre tem tempo de sobra para dar qualquer lance do fundo da quadra.
2.Leia o golpe do seu adversário, observando obsessivamente o contato da raquete com a bola dele. Também preste atenção em sua linguagem corporal cada vez que ele golpear. Pouco a pouco você descobrirá a força, altura, profundidade, efeito, direção, ângulo e intenção com que a bola virá. Isso o colocará você "na zona" com antecedência e você terá a tranquilidade de saber que não será forçado a golpear.
3.Fique em movimento quando o adversário bater, assim você terá a melhor atitude física para poder iniciar qualquer inicio de golpe. Cada vez que o adversário fizer contato com a bola, você deve dar um pequeno pulo "split step", e desta posição (na ponta dos pés), será mais fácil arrancar contra um contra-pé, separar-se de uma bola que o pressiona ou ir buscar um "drop shot".
4.Aprenda a correr para trás, para voltar. É a coisa mais difícil têm do tênis. Embora a quadra seja mais longa do que larga, ela tem mais largura do que comprimento. A movimentação para trás é muito mais difícil de executar e também menos praticada. É importante que, após cada ida para trás, você possa transferir o peso do corpo para frente novamente ao golpear. Talvez seja este o motivo que gera as maiores dificuldades; Refiro-me ao processo de duplo deslocamento que o jogador/a deve cumprir, movendo-se um pouco mais do que o necessário, para retornar sobre a bola no momento do impacto.
5.Troca de bola longa quando você começa a jogar, aquecendo antes do jogo. Trocando mais bolas mais do que o normal e dar golpes mais altos e mais longos, você estará melhor preparado em menos tempo para competir. É mais fácil ajustar de mais para menos do que vice-versa. Naturalmente, seu braço "encolhe" assim que você começa a jogar para ganhar pontos. Por isso, é um bom momento para tentar aliviar as tensões, enquanto vai “adquirindo clima”, “medindo” os seus golpes, enquanto aumenta a temperatura corporal.
6.Quando for volear, é aconselhável se acostumar com a empunhadura continental (intermediária entre eastern forehand e backhand). Embora no início seja desconfortável, mais tarde será muito benéfico, pois com esta empunhadura da raquete você estará em posição de impactar qualquer golpe (forehand, backhand, smash, "drop shot", etc.), o que é muito importante já que neste caso, não há tempo para mudar de empunhadura.
7.Na devolução do saque (principalmente quando se está diante de um 1 ° serviço muito poderoso), você deve "procurar" sua melhor posição, de acordo com suas habilidades e o saque de seu oponente. É possível que para um tipo de saque seja conveniente "entrar" na quadra (seguir em frente) para bloquear (não armar o golpe), e para outros serviços, recuar e executar normalmente. Você também deve estar atento às mudanças que vão acontecendo ao longo da partida, já que com o decorrer do mesmo, um primeiro saque que no começo não te dava tempo, pode te dar tempo no terceiro set ou após de 2 horas de jogo. “Encontrar” a devolução que melhor se adequa a cada momento do jogo é fundamental.
8.Ao devolver os segundos saques, você também tem opções em função da sua posição e, com relação a ela, do tipo de golpe a ser executado. No caso de "pegar na subida" a bola, você será capaz de cortá-la "slice" e usar o mesmo tempo um approach e acertar com o voleio . Também pode executar da mesma forma, e não deixar a bola subir muito (especialmente nos casos em que é um "kick"), mesmo que depois de bater não vá para a rede. Outra possibilidade é esperar a bola perder altura (recuar) e executar normalmente.
9.Para executar um bom golpe de backhand, é importante não tentar cortar a bola muito longe. É muito comum que, ao aprendê-lo, exagere o ângulo aberto da raquete, o que é pior, pronuncie excessivamente o movimento de cima para baixo, levantando mais o aro da raquete na preparação do golpe. Uma vez definida a pegada correta, o melhor conselho é dar ao movimento uma sensação de avanço e impacto contra a bola, colocando o aro da raquete atrás dela, para evitar o movimento exagerado para baixo, conseguindo assim desta forma, a bola avança mais ao quicar, deslizando mais para a frente, com pouca altura e profundidade, ao invés de sair "hiper cortada". Abrir os dois braços no final do golpe irá proporcionará maior soltura, ao mesmo tempo que obtém um equilíbrio melhor